Foto: Reprodução/@CEIC_POA
Nesta quarta-feira (27), os níveis do Guaíba atingiram 3,17 metros no Cais Mauá, ultrapassando em 17 centímetros a marca de inundação para a região central de Porto Alegre. Esse dado foi confirmado pela Defesa Civil da cidade e pela Sala de Situação do Governo Estadual. Em decorrência desse aumento, as comportas em Porto Alegre foram totalmente fechadas.
Desde segunda-feira, as equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciaram a ativação das comportas. Aqueles portões que normalmente permanecem fechados foram reforçados com sacos de areia. O Dmae mantém constante vigilância sobre as regiões ribeirinhas.
Os profissionais da Defesa Civil estão preparados para emergências e continuam trabalhando em ações preventivas em zonas de alto risco. O alerta para potenciais inundações, em vigor desde o dia 18, será mantido e o monitoramento de deslizamentos em encostas prosseguirá até o fim da semana.
Níveis superiores a 2,70 metros no Guaíba indicam chances de inundações em algumas áreas ao sul de Porto Alegre, como Ponta Grossa e Ipanema, já afetadas pelos atuais níveis de água.
A elevação excessiva pode causar alagamentos em regiões próximas ao Centro e na zona Norte, incluindo São Geraldo e Navegantes. Isso acontece devido à água que retorna pela rede de drenagem, emergindo através das bocas de lobo.
Alagamentos semelhantes, causados por essa refluência, foram registrados em 1984 e 2015 em áreas como Praia de Belas, Rodoviária, São Geraldo e Navegantes.