Foto: Maurício Tonetto/Secom
Nesta sexta-feira (8), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou algumas medidas de auxilio para os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Uma das medidas essenciais é a liberação de R$ 800 por pessoa desabrigada em cada município. Além disso, o governo federal enviará alimento e medicamento às famílias.
Quanto aos recursos, Alckmin explicou que dinheiro será repassado às prefeituras, que usarão critérios adequados para distribuir os recursos às pessoas afetadas. O processo de credenciamento já começou.
Na outra medida, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social enviará ao RS 20 mil cestas de alimentos, sendo as primeiras cinco mil previstas para chegar no domingo (9). O Ministério da Saúde também está contribuindo, fornecendo kits de medicamentos para 15 mil pessoas e mobilizando a força nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender às necessidades da região.
Juntam-se a estas medidas medidas outras já foram tomadas, como a criação de uma sala de situação permanente, a coordenação do comandante militar do Sul para o trabalho das Forças Armadas com os municípios afetados, o envio de botes pela Marinha e Exército, a disponibilização de oito helicópteros.