Foto: Divulgação/@GabrielSouza_RS
Na coletiva de imprensa desta terça-feira (12), Gabriel Souza, Vice-Governador do Rio Grande do Sul, informou que o número de desaparecidos devido às recentes inundações no Vale do Taquari foi revisado para oito. Relatórios anteriores da Defesa Civil indicavam que 46 pessoas estavam desaparecidas e confirmavam 47 fatalidades no estado.
O vice-governador esclareceu que a situação é “muito dinâmica”, sugerindo que os números podem flutuar rapidamente. Segundo Souza, o número inicialmente divulgado “não condiz com a realidade”.
De acordo com as atualizações mais recentes, quatro das pessoas desaparecidas são da cidade de Muçum, dois são de Lajeado, um de Roca Sales e um de Arroio do Meio.
Esta revisão nos números se deve ao trabalho dos agentes da Polícia Civil, que iniciaram uma operação em sete dos municípios mais afetados. O objetivo foi obter um retrato mais preciso do número de desaparecidos, em um esforço para corrigir inconsistências entre os números fornecidos pelas prefeituras locais e os dados oficiais do governo estadual.
“Às vezes, você trabalha com um número de 46 pessoas, mas agora estamos vendo que essas pessoas estão em casa de parentes, em abrigos. Então estamos fazendo essa conferência”, destacou o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, na segunda-feira (11).