Foto: Reprodução/RBSTV
Na tarde desta terça-feira (5), o governador Eduardo Leite foi responsável por uma notícia de extrema tristeza para os gaúchos. Em entrevista coletiva, ele confirmou a morte de mais 15 pessoas na cidade de Muçum, no Norte. Este número junta-se as seis mortes já anunciadas pela Defesa Civil, chegando então a 21.
Segundo Leite, a falta de comunicação com as cidades do Vale do Taquari fez com que as informações não chegassem. Inicialmente, a informação é que com as águas baixando, além de centenas de pessoas resgatadas, até o momento, 15 corpos foram localizados. Nenhuma identidade foi revelada
“Já está se configurando para uma situação de maior volume de mortes em um evento climático no estado do Rio Grande do Sul“, afirmou Leite.
À Rádio Gaúcha, o prefeito da cidade de Muçum afirmou que ainda não há confirmações sobre a identidade das vítimas fatais, entretanto, segundo ele, pessoas ainda estão desaparecidas e há possibilidade que o número de mortes aumente. “A cidade de Muçum não existe mais, o impacto é muito grande e a tragédia é enorme“.
Além disso, o governador pontuou o ferimento de um policial e a morte de uma idosa durante um salvamento. Informações iniciais afirmam que o sargento que atuava no resgate está internado em estado estável após o cabo em que estava pendurado junto à mulher romper. “Além da vida, e da preocupação do estado de um profissional, partir disso perdemos uma aeronave, ela sai de campo, triste em um momento difícil que estamos passando“, disse Leite.