Foto: Divulgação/FIFA
Louis Van Gaal, ex-técnico da seleção da Holanda durante o Mundial no Catar, levantou suspeitas sobre a arbitragem em favor da Argentina, campeã do torneio. Segundo ele, o time argentino foi favorecido em situações polêmicas que ocorreram durante o confronto nas quartas de final, onde os Países Baixos foram eliminados.
“Veja como marcou a argentina, como nós marcamos e como alguns jogadores argentinos passaram do limite sem nenhuma punição. Acredito que tudo foi premeditado”, disse o técnico, durante evento de premiação do Campeonato Holandês, em entrevista ao canal de TV holandês Noos.
Em seguida, o jornalista pergunta o que Van Gaal quis dizer e ele responde: “Quero dizer tudo o que digo. Que Messi deveria ser campeão mundial? Acho que sim”.
A controversa visão de Van Gaal foi questionada mais tarde pelo zagueiro Virgil Van Dijk, capitão da Holanda na Copa e agora sob comando de Ronald Koeman para as Eliminatórias da Eurocopa. “Ele pode dizer o que ele quiser, é a opinião dele, mas eu não concordo com ele e não compartilho da mesma opinião“, retrucou Van Dijk.
O embate entre a Argentina e a Holanda foi palco de elevada tensão, terminando em empate por 2 a 2 após tempo normal e prorrogação, e com a Argentina vencendo nos pênaltis. Este jogo bateu recordes, com um total de 18 cartões distribuídos pelos árbitros, a maior contagem em Copas do Mundo. Foi nesse contexto que Messi lançou sua frase viral, “Que mira, bobo?”, dirigida ao atacante holandês Weghorst durante uma entrevista pós-jogo.