Foto: Reprodução/Redes sociais
Após um o clássico entre Taranto e Foggia no último domingo (3), válido pelo Grupo C da Série C do Campeonato Italiano, um incidente devastador ocorreu no Estádio Lacovone. Após a vitória por 2 a 0 do time da casa, um incêndio tomou conta do setor ‘Curva Sud’, onde estavam os torcedores visitantes, tornando a área completamente inutilizável. Não houve feridos.
A causa desse incêndio está sob investigação policial. De acordo com relatos da imprensa italiana, testemunhas alegaram que o fogo foi provocado pelo lançamento de um sinalizador sobre materiais plásticos e rolos de catrame, que estavam armazenados sob as arquibancadas da área dos torcedores do Foggia. As chamas danificaram a estrutura visitante e deixaram uma grande marca de queimadura visível do lado de fora do estádio na manhã seguinte à partida.
As chamas se espalharam rapidamente a partir desse ponto, criando uma densa nuvem de fumaça no estádio. Cerca de 250 torcedores do Foggia chegaram ao estádio apenas no segundo tempo devido a um acidente na estrada que os levava à casa do Taranto. Quando chegaram, enfrentaram hostilidades dos torcedores rivais.
As autoridades italianas responderam prontamente à emergência, mas os bombeiros foram alvo de agressões com pedras por parte dos ‘ultras’ do Foggia após o final da partida. Apesar disso, eles conseguiram controlar as chamas e impedir que se espalhassem para além das arquibancadas do Estádio Lacovone. Por razões de segurança, o local foi evacuado e as coletivas de imprensa pós-jogo foram canceladas.
O Foggia emitiu uma declaração expressando solidariedade à cidade e ao clube do Taranto pelo incidente. O clube também se comprometeu a cooperar plenamente com as autoridades italianas para esclarecer o ocorrido e responsabilizar os culpados. Este jogo marcava a estreia de ambas as equipes na terceira divisão do Campeonato Italiano.