Foto: Reprodução
Imagens de satélite capturaram no início desta sábado (30) uma formação de nuvens que indica a presença de um ciclone ao leste da província de Buenos Aires, Argentina, e ao sul da foz do Rio da Prata, no Oceano Atlântico, segundo a MetSul Meteorologia.
Segundo a MetSul, o fenômeno está influenciando o clima no Rio Grande do Sul, trazendo ar mais frio e mantendo as temperaturas amenas para esta época do ano. A região sul do estado será a mais afetada, com a possibilidade de ocorrência de geada no domingo (1) e na segunda-feira (2). Cidades como Pinheiro Machado e Pedras Altas, assim como as na fronteira com o Uruguai e na região da Campanha terão maior probabilidade de enfrentar o fenômeno.
As temperaturas mínimas no domingo e na segunda-feira deverão variar entre 3ºC e 5ºC em várias áreas da fronteira com o Uruguai, Campanha e sul gaúcho. Na terça-feira (3), essas regiões ainda sentirão o frio, com temperaturas ao redor de 5ºC.
A capital, Porto Alegre, e a região metropolitana também enfrentarão madrugadas frias para o mês de outubro, com mínimas entre 8ºC e 10ºC na estação do Jardim Botânico, podendo cair para 6ºC ou 7ºC no sul da cidade. Em alguns setores da Grande Porto Alegre, as temperaturas poderão atingir entre 5ºC e 7ºC nas duas madrugadas.
Além disso, o vento sul que acompanha a massa de ar frio fará com que o nível do Guaíba suba novamente neste fim de semana. Embora não se espere que o rio atinja níveis tão elevados quanto na semana anterior, é importante destacar que haverá aumento do nível devido ao vento sul, especialmente no norte da Lagoa dos Patos. O vento sul deve soprar durante parte deste sábado, domingo e também na segunda-feira. A situação atual indica um aumento de 8 centímetros no nível do Guaíba em relação à noite anterior, superando novamente a marca de 2,70 metros no Cais de Porto Alegre.