Foto: Mauricio Tonetto/Gov RS
A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (6) que está autorizando o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que vivem em municípios gaúchos fortemente afetados pelas chuvas.
Para realizar o saque, é necessário que a pessoa tenha saldo em sua conta do FGTS e que não tenha realizado essa operação pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo que pode ser retirado é de R$ 6.220,00. O saque por motivo de calamidade é uma modalidade que permite ao trabalhador retirar recursos de sua conta quando há uma necessidade pessoal urgente e grave devido a desastres naturais que tenham atingido sua área de residência.
Conforme as regras, o município afetado pelo desastre natural deve ser oficialmente reconhecido como em estado de calamidade pública ou situação de emergência por meio de uma Portaria do Governo Federal. Além disso, o município deve apresentar à Caixa uma declaração das áreas atingidas pelo desastre.
Segundo a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, um total de 54 municípios foram afetados pelo ciclone, sendo que 6 deles já estavam habilitados devido a outros desastres naturais e, portanto, podem solicitar o saque por calamidade: Campo Novo, Rio Grande, São José do Norte, São Sebastião do Caí, Sede Nova e Vera Cruz.
A Caixa também informou que está colaborando com as autoridades locais para agilizar o processo de habilitação, a fim de liberar os recursos para os trabalhadores que vivem nas áreas atingidas.