Foto: Reprodução/Internet
A derrota do Retrô nas oitavas da Série D do Brasileirão evidenciou a trajetória desfavorável dos times de Pernambuco no torneio, com ênfase no tradicional Santa Cruz. Antes da saída do Fênix de Pernambuco, o conhecido clube do Nordeste também não avançou na competição, sendo eliminado na fase inicial. Com este resultado, o Tricolor não participará de competições nacionais no ano que vem.
Neste ano, a equipe já havia sofrido um duro golpe quando terminou a primeira fase do Campeonato Pernambucano na quinta colocação, atrás de Retrô e Petrolina, que ficaram assim com as duas vagas do Estado na Série D de 2024. Por tanto, a única chance de se manter disputando competições nacionais no próximo ano era o acesso para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. O que não ocorreu.
Para completar, o Tricolor também ficou fora da próxima edição da Copa do Brasil.
Historicamente, desde a introdução da divisão em 2009, houve 38 participações de equipes pernambucanas na Série D. Deste total, só vimos dois acessos bem-sucedidos: o Santa Cruz em 2011 e o Salgueiro em 2013. Essa estatística demonstra um aproveitamento modesto, com apenas 0,05% de promoções.
O Santa Cruz, além da recente eliminação, já enfrentou um revés na fase inicial na primeira edição da Série D, em 2009, terminando na base do grupo que contava com Central, Sergipe e CSA (a estrutura do torneio era diferente na época).