Foto: Divulgação/Defesa Civil
A tempestade de granizo que ocorreu na tarde e noite da última quarta-feira (23) deixou rastros de destruição em pelo menos 12 localidades do Estado do Rio Grande do Sul. A Defesa Civil estadual está colaborando com os governos locais na manhã de hoje, quinta-feira (24), para fazer o levantamento dos danos.
Áreas Afetadas e Cenário em Muçum
As áreas mais impactadas incluem a Serra Gaúcha, Sul do Estado, Vale do Caí e Vale do Taquari. Muçum, situada no Vale do Taquari, foi uma das cidades mais atingidas. Aproximadamente 700 famílias tiveram suas residências danificadas, o que constitui quase a metade da população local de cerca de 4.600 pessoas.
De acordo com Rodolfo Pavi, coordenador da Defesa Civil da cidade, os estragos podem ser ainda mais extensos, já que alguns moradores de áreas rurais ainda não comunicaram incidentes.
Atualmente, as necessidades mais urgentes incluem móveis e aparelhos domésticos que foram danificados pela tempestade. Doações e ajudas podem ser encaminhadas para o depósito de equipamentos da cidade ou através dos contatos telefônicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras): (51) 3755-1064 e (51) 99739-5784.
Outras localidades também foram prejudicadas
Encantado reporta ao menos 100 propriedades danificadas, enquanto Mostardas contabiliza prejuízos em cerca de 160 edifícios. Em São José do Norte, aproximadamente 20 casas foram afetadas, com lonas já sendo distribuídas pela Defesa Civil local.