Foto: Reprodução/X
Um dramático incidente está chamando a atenção do mundo para a cidade de Battagram, no Paquistão. Sete crianças e um professor ficaram presos em um teleférico a uma altura de 274 metros. O caso ocorreu devido ao rompimento de um cabo enquanto estavam a caminho da escola, em outra parte do distrito. Até a última atualização das autoridades, apenas uma criança conseguiu ser resgatada.
Todos estão presos desde as 9h no horário local (23h de segunda-feira em Brasília), quando o cabo se rompeu. Em meio ao calor e ao medo, uma das crianças chegou a desmaiar. O resgate é uma tarefa complexa devido aos fortes ventos e à altitude da cápsula suspensa.
Para auxiliar na missão de salvamento, um helicóptero militar foi mobilizado para a região. A cápsula do teleférico, que está presa apenas por um dos fios de sustentação, elevou a tensão do resgate.
Após quase 10h de tentativa, por volta das 18h no horário local (8h de Brasília), uma das crianças foi salva com sucesso. As equipes de resgate utilizaram um helicóptero para içar a ela em segurança.
O caso expõe a realidade de cerca de 150 pessoas da região, que precisam enfrentar essa perigosa viagem de teleférico diariamente para chegarem à escola, devido à falta de opções de transporte. Com isto, o primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwar-ul-Haq Kakar, ordenou o fechamento de teleféricos que não passaram por manutenção há muito tempo, além de instruir inspeções de segurança.