Foto: Agência Brasil
Os professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, na região central, estão implementando a chamada “Operação Tartaruga”, uma forma de protesto onde os educadores reduzem suas horas de trabalho diárias. A mobilização tem como objetivo reivindicar um reajuste de 14,95% no Piso Salarial Nacional para os profissionais da área. A previsão é que a operação continue até o final deste mês.
Além da operação, está programada uma paralisação para o dia 31, com um protesto em frente ao Centro Administrativo Municipal. O assunto se arrasta desde o início do ano, em julho, após uma reunião foi acordado que a Prefeitura retomaria as discussões sobre o tema no final deste mês, mas até o momento, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) afirma que a Prefeitura “não confirmou quando ou como ocorrerá a revisão salarial”.
Cerca de 30 escolas são afetadas. Em nota, a prefeitura afirmou que que está focada em recuperar os dias e horas de aula após as reivindicações do sindicato. Quanto ao reajuste salarial, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas assegura que “o município está seguindo o que foi acordado na última reunião com a categoria e está aguardando o término do quadrimestre para formalizar uma posição em relação à reposição salarial”.