Foto: Reprodução
O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, pediu desculpas após o polêmico beijo dado sem consentimento na jogadora Jenni Hermoso durante a celebração da vitória da Espanha na Copa do Mundo Feminina. O episódio, que chamou atenção, ocorreu depois que a equipe espanhola triunfou sobre a Inglaterra com um placar de 1 a 0, em Sydney.
“Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora (do país) se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado”, declarou Rubiales, em vídeo divulgado nesta segunda-feira.
Nos bastidores, Hermoso expressou desagrado sobre a atitude de Rubiales. Em uma entrevista posterior, ela suavizou suas críticas ao líder da federação.
“A primeira coisa que deve se fazer é dar explicações e pedir desculpas. Isso é o lógico e o mais razoável a se fazer. Quem tem responsabilidade pública tem que ser cuidadoso, porque transmite uma mensagem à sociedade, e a mensagem tem que ser: igualdade de direitos é respeito”, acrescentou Iceta.
Isso me parece inaceitável. Vivemos um momento de igualdade, de direitos e de respeito para com as mulheres. Todos temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e nossas ações”, reclamou o ministro.
“Creio que é inaceitável beijar os lábios de uma jogadora para parabenizá-la”, comentou, em entrevista concedida à Rádio Nacional da Espanha.