Foto: Polícia Federal/Divulgação
Nesta quinta-feira (10), a delegacia da Polícia Federal em Santa Maria realizou a Operação Springfield, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que estava envolvida na venda de drogas sintéticas na região. A investigação revelou que essas substâncias eram trazidas de São Paulo e Rio de Janeiro por meio dos Correios ou transportadoras.
Um homem de 20 anos e uma mulher de 18 anos, supostamente líderes do grupo, foram detidos. A operação incluiu o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, o sequestro de veículos, a apreensão de bens e o bloqueio de valores em contas bancárias.
A investigação teve início em outubro de 2022, quando a Receita Federal interceptou, em uma transportadora de Santa Maria, um pacote contendo drogas originário do Rio de Janeiro. Subsequentemente, a PF realizou uma busca na residência do destinatário da encomenda, onde foram encontradas porções de substâncias como LSD, ecstasy, lança-perfume e haxixe.
Segundo a PF, o casal fazia pedidos de drogas utilizando endereços de “laranjas” e posteriormente eram direcionadas para um depósito temporário e comercializadas por meio de aplicativos de mensagens, com entregas realizadas por motociclistas. Os suspeitos usavam perfis falsos em redes sociais, e-mails e registros telefônicos com nomes fictícios para se comunicar.
Os dois detidos enfrentam acusações de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.