Foto: Arquivo Pessoal
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) trouxe uma triste notícia nesta sexta-feira (18), confirmando o falecimento do gambá Emílio. O animalzinho havia se destacado nas redes sociais, angariando mais de 150 mil seguidores como um “gambá influencer”. De acordo com informações do Ibama, Emílio partiu enquanto dormia no dia 29 de julho.
O gambá vinha recebendo cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) desde 7 de julho, quando foi resgatado pela Brigada Militar. Ele estava em cativeiro, na casa de uma família em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Após seu falecimento, o corpo de Emílio foi conduzido à Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para realizar uma necropsia. Os resultados dos exames revelaram que sua morte foi resultado de uma parada cardíaca, ocasionada por sua saúde frágil.
Após o resgate, Emílio passou por sessões de fisioterapia e acupuntura. Exames mostraram que ele possuía lesões nas patas traseiras, hérnia de disco, problemas renais, aumento do fígado e anomalias pulmonares. Segundo o Ibama, as lesões provavelmente foram causadas pelas condições inadequadas nas quais o animal era mantido anteriormente.