ISRO/Divulgação
A agência espacial indiana anunciou que o robô explorador da missão Chandrayaan-3 identificou a presença de enxofre, oxigênio e outros elementos no polo sul da Lua. A bordo do robô, o instrumento de Espectroscopia de Decomposição Induzida por Lazer (LIBS) realizou a primeira medição in situ da composição de elementos na superfície lunar nas proximidades do polo sul.
Chandrayaan-3 Mission:
— ISRO (@isro) August 29, 2023
In-situ scientific experiments continue …..
Laser-Induced Breakdown Spectroscope (LIBS) instrument onboard the Rover unambiguously confirms the presence of Sulphur (S) in the lunar surface near the south pole, through first-ever in-situ measurements.… pic.twitter.com/vDQmByWcSL
De acordo com a Indian Space Research Organisation (ISRO), a organização de pesquisa espacial da Índia, as medições efetuadas confirmam a existência de enxofre na região. A análise espectrográfica também revelou a presença de alumínio, cálcio, ferro, cromo e titânio na superfície lunar. Além disso, outras medições indicaram a ocorrência de manganês, silício e oxigênio.
Desde o seu lançamento há quase seis semanas, a missão Chandrayaan-3 tem atraído grande interesse do público. Seu pouso bem-sucedido em 23 de agosto, pouco depois de uma sonda espacial russa ter caído na mesma área, foi observado por milhares de espectadores.