Foto: Ricardo Duarte/Inter
As circunstâncias parecem favoráveis para que o Inter avance à fase de semifinais da Copa Libertadores. A equipe já venceu o Bolívar na primeira partida fora de casa e agora, com o jogo de volta no Beira-Rio, até mesmo um empate garantirá o passaporte para a próxima etapa. Se os resultados acompanharem as expectativas, esta será a sexta aparição do Colorado nas semifinais do torneio.
Em 1980, o formato da competição era diferente e organizado em um triangular na fase de semifinais. O Inter enfrentou Vélez Sarsfield da Argentina e América de Cali da Colômbia antes de competir contra o Nacional do Uruguai na final. Embora tenha terminado como vice-campeão, foi a primeira vez que o clube alcançou tal marco na competição.
Sob o formato atual mantido pela Conmebol, o Internacional esteve nas semifinais quatro vezes. Em 1989, o adversário foi o Olimpia do Paraguai e em 2015, o confronto foi contra o Tigres do México. Em ambas as ocasiões, o time gaúcho foi eliminado.
Porém, os anos de 2006 e 2010 são memoráveis para os torcedores do Internacional. O clube venceu o Libertad do Paraguai em 2006 e o São Paulo em 2010, avançando para conquistar o título continental em ambas as edições.
Caso avance, o Inter aguardará pelo vencedor do duelo entre Fluminense e Olimpia. Se os cariocas forem os oponentes escolhidos, o primeiro jogo será no estádio Maracanã. Já se o time adversário for o Olimpia do Paraguai, a decisão da vaga acontecerá em Assunção.