Foto: Gabriel Tadiotto/Juventude
A aspiração do Juventude de ascender à elite do futebol brasileiro parece estar cada vez mais perto de se concretizar com cada rodada que passa. Na quarta-feira (2), o time alviverde aumentou sua sequência invicta para oito jogos depois de vencer o líder da Série B, o Novorizontino, por 1 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi. O resultado colocou o time em uma posição privilegiada, na quinta colocação, bem perto da zona de classificação. No entanto, a equipe segue focada em alcançar o objetivo mais “modesto”.
Apesar da euforia dos torcedores nas arquibancadas após a terceira vitória consecutiva, o treinador Thiago Carpini, em entrevista coletiva após a partida, manteve a mentalidade pragmática das rodadas anteriores e manteve a empolgação sob controle.
“Uma vitória maiúscula. Uma vitória que nos coloca muito próximo do nosso primeiro objetivo. Mas, sabemos que para valer muito essa entrega de hoje, nós precisamos dessa continuidade. O jogo de segunda-feira, agora, é o mais importante. Esse já ficou”, ressaltou Carpini.
Para o técnico do Juventude, a luta pelo acesso à Série A só se tornará a principal meta depois de garantir a permanência na Série B, isto é, depois de atingir os almejados 45 pontos. Com os três pontos conquistados, a equipe gaúcha acumula, até agora, 36 pontos na competição.
“Vamos jogo a jogo. A gente prega objetivos maiores e sonhamos com mais, porém é ruim externar algo, porque tem clubes que foram líder e agora estão fora do G-4. Mantemos a simplicidade e humildade. Vamos buscar os nove pontos que faltam para atingir o primeiro objetivo”, disse
Com relação ao G-4 e à ascensão à Série A, a gestão do Juventude trabalha com a meta de atingir 64 pontos. De acordo com essa projeção, a equipe de Caxias do Sul precisaria conseguir, no mínimo, nove vitórias e um empate nas 17 rodadas restantes.
Sob a liderança de Thiago Carpini, o Juventude apresenta um desempenho que resultaria na liderança disparada da Série B. Em 15 jogos, o treinador obteve dez vitórias, três empates e apenas duas derrotas. A eficácia de 73,3% é superior aos 65% do atual líder, o Vitória.
Na terceira rodada do returno, o Juventude entrará em campo na próxima segunda-feira, às 18h. O confronto será contra o Vila Nova no Estádio Alfredo Jaconi.