Foto: Reprodução
Na sexta-feira (18) e sábado (19), um novo ciclone extratropical se aproximará do Rio Grande do Sul, porém com menor intensidade que os anteriores. As principais características serão o frio e chuva, e ventos de menor intensidade, sendo sexta-feira o dia de maior alerta.
A noite de quinta-feira (17) marca o início da formação deste fenômeno, principalmente entre a costa do Uruguai e da Argentina, conforme explicado por Henrique Repinaldo, especialista do CPPMet/UFPel. Interessante notar que a principal preocupação não será os ventos, mas sim uma onda de ar frio que se dirige ao Estado, decorrente de uma frente fria e subsequente entrada de ar mais frio e seco.
Conforme a previsão, na sexta-feira, municípios gaúchos enfrentarão chuvas. Alguns locais podem ter temporais, ventos fortes e até granizo, porém de curta duração. Em Porto Alegre, as temperaturas oscilarão entre 17°C e 23°C e em Caxias do Sul, entre 15°C e 26°C, segundo a Climatempo.
Centro-sul do RS pode ter temporais durante o dia, enquanto no centro-norte, espera-se mais chuvas de intensidade moderada a forte. Rajadas de vento podem chegar a 70 km/h.
No entanto, Rogerio Rezende do Inmet em Porto Alegre esclarece que os impactos serão mínimos, e não se espera grandes danos.
No sábado, um sistema de alta pressão influenciará, levando a chuva e instabilidade para fora do Estado. Ventos mais fortes são previstos na costa, mas não ultrapassando 60 km/h. Argentina e Uruguai terão os efeitos mais notáveis. Em termos de temperatura, Porto Alegre terá de 11°C a 18°C e Caxias do Sul, de 9°C a 17°C.
O domingo (20) continua frio, com temperaturas entre 7°C e 19°C em Caxias e 8°C a 19°C em Porto Alegre.
Henrique Repinaldo destaca que este ciclone não se compara ao evento de julho, que trouxe cortes de energia. Trata-se de um evento típico da estação.
Há rumores de um possível “ciclone bomba”, um fenômeno intenso e rápido. Porém, Repinaldo e Rezende, ambos especialistas, consideram essa possibilidade pouco provável.