Foto: Divulgação/IPA
O Centro Universitário Metodista – IPA, em Porto Alegre, está prestes a encerrar suas atividades. As aulas desta segunda-feira (7) foram suspensas para realizar reuniões com os estudantes.
Embora o IPA tenha emitido uma nota afirmando que as informações sobre o encerramento ainda não são oficiais e que será divulgado um comunicado oficial após consultas internas, o fechamento foi confirmado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). A informação se deu após reunião com representantes da Rede Metodista, que é responsável pela instituição centenária. As mudanças afetarão apenas o Ensino Superior.
Além do IPA, a Faculdade Metodista Centenário, em Santa Maria, também fechará suas portas. Os cursos de graduação em Direito e Educação Física serão descontinuados neste semestre, mas as turmas dos alunos formandos serão mantidas. A decisão foi tomada como parte de uma reestruturação estratégica e financeira da Educação Metodista.
Esses fechamentos vêm após anos de crise financeira nas instituições, que levou a um pedido de recuperação judicial em abril de 2021. O plano de recuperação foi homologado em dezembro de 2022. Vale destacar que o IPA completou seu centenário em março deste ano.