Foto: Reprodução
Novo Hamburgo, na região metropolitana, irá ajudar 2,9 mil famílias que foram afetadas pelo ciclone extratropical de junho, realizando o pagamento de mil reais em 10 de agosto. O auxílio será entregue em parcela única, via Pix.
Para receber o auxílio, as famílias deverão utilizar o CPF como chave no Pix. Aqueles que não possuem conta bancária ou não utilizam o CPF como chave serão contatados pela prefeitura para a realização do pagamento, sem cobrança de taxas adicionais.
A distribuição do recurso seguirá três critérios definidos pelo município: ter tido a casa alagada, ter renda familiar de até três salários mínimos e não ter sido beneficiado pelo programa estadual Volta por Cima.
Outros municípios do Rio Grande do Sul também estão promovendo auxílios próprios para os afetados pelo ciclone, como Esteio e Montenegro, que estão concedendo R$ 1.000 para quase 500 e 593 famílias, respectivamente.
Além disso, o programa estadual Volta Por Cima já iniciou os depósitos para 1,7 mil famílias de 22 municípios, garantindo o pagamento de R$ 2.500 por família através do Cartão Cidadão.