Arquibancada no estádio dos Plátanos desmorona durante jogo entre Santa Cruz e Lajeadense

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul

Durante o confronto entre Santa Cruz e Lajeadense, no domingo (13), um espaço da arquibancada do Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, desabou, resultando em seis torcedores que ficaram feridos. Cinco deles foram levados a hospitais locais, conforme informações dos Bombeiros. O clube notificou que quatro já foram liberados. A partida fazia parte da Série A2, segunda divisão do Campeonato Gaúcho – Esportes da Sorte.

O sargento Éder Porto Ferreira, integrante do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, relatou que o incidente envolveu três homens, duas mulheres e um menor de idade. O colapso da estrutura ocorreu enquanto a torcida celebrava um pênalti a favor de Santa Cruz durante o segundo tempo, levando os torcedores a uma queda de cerca de 3,5 metros. O confronto concluiu com a vitória de 1 a 0 para o Santa Cruz, garantindo sua posição na primeira divisão no próximo ano.

“As pessoas caíram para baixo da arquibancada e ficaram presas para dentro da arquibancada. Elas tiveram que ser removidas de maca rígida, porque foi uma queda de uma altura considerável e, então, protocolarmente, nós temos que fazer imobilização. Para poder retirar essas macas com as pessoas, nós tivemos que abrir uma parede lateral, por baixo dessa arquibancada”, disse

NOTA DO FC SANTA CRUZ

FC Santa Cruz acompanha situação dos envolvidos em incidente durante o jogo deste domingo 

SANTA CRUZ DO SUL – Seis pessoas tiveram ferimentos durante um incidente ocorrido durante a comemoração do gol do FC Santa Cruz, na partida entre Santa Cruz x Lajeadense, pelo jogo de volta da semifinal da Série A2 do Campeonato Gaúcho, que terminou em 1 a 0 para o time da casa, culminando na classificação do Galo para a final do campeonato, e para a primeira divisão do Gauchão em 2024. 

Segundo apurado pelo clube, as vítimas receberam atendimento médico imediato nas ambulâncias presente no Estádio, e três delas tiveram apenas escoriações leves. O clube ainda busca informações sobre o estado de saúde dos demais envolvidos, que tiveram que se deslocar ao Hospital Santa Cruz. 

A diretoria do FC Santa Cruz se solidariza com os torcedores, e informa que todas as medidas prévias de segurança para a partida foram tomadas para viabilizar o melhor espetáculo aos presentes no estádio. O clube tem autorização para vender 2.490 ingressos, conforme PPCI aprovado, e um número inferior a este total foi colocado à venda e comercializado na partida deste dia 13 de agosto. Muitos torcedores, inclusive, ficaram do lado de fora do Estádio, em virtude da tomada de ações para evitar a superlotação do local, o que, de fato, não ocorreu.  

A direção destaca que nenhuma norma de segurança foi descumprida no Estádio dos Plátanos durante a partida, e o clube ainda apura as circunstâncias do incidente para viabilizar a melhor experiência aos seus torcedores durante os jogos em casa. 

Daremos todo o suporte necessário para que nossos torcedores, razão única de nosso trabalho sério e responsável na gestão do clube, logo se recuperem e retornem para suas famílias. 

Já iniciamos contatos com as autoridades competentes, incluindo a Defesa Civil, Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, a fim de garantir uma avaliação técnica minuciosa das causas desse incidente. Aguardaremos o parecer oficial desses órgãos para entender as circunstâncias exatas e tomar as medidas cabíveis.

Santa Cruz comunica interdição do estádio

“Por medida de precaução, a direção do Futebol Clube Santa Cruz comunica que irá interditar parcialmente o Estádio dos Plátanos após o incidente ocorrido, em uma das arquibancadas, na partida válida pelas semifinais da Divisão de Acesso.

O clube destaca que possui toda a documentação exigida para a realização de jogos com torcida, como PPCI e laudos de Segurança e de Vistoria de Engenharia. Em razão disso, manterá a final, contra o Guarany de Bagé, para o Estádio dos Plátanos, mas com capacidade limitada para garantir a segurança de todos.

Na manhã desta segunda-feira, 14, uma avaliação técnica foi realizada nas arquibancadas, junto com órgãos de segurança, para apurar as circunstâncias do incidente, quando também foi constatada a necessidade de interdição parcial do estádio.

A atual gestão do clube informa que desde 2018, após a queda para a terceira divisão, tem realizado um processo de reestruturação tanto do departamento de futebol quanto das estruturas dos Plátanos, sendo que uma das metas é a revitalização do seu patrimônio.”

“São 110 anos de história, e ficamos contentes que nos últimos cinco, conquistamos dois títulos e dois acessos junto com o nosso torcedor, razão maior de ser de um clube de futebol. Sempre atuamos com responsabilidade e seriedade, e vamos tomar todas as medidas necessárias para que as partidas continuem sendo realizadas com segurança, conforto e cada vez mais acessibilidade”, afirmou o presidente Miguel Schuck.