Foto: Divulgação/Ypiranga
Apenas oito horas após comunicar a dispensa de Luizinho Vieira, o Ypiranga confirmou a contratação de um novo treinador. Na noite de terça-feira (11), o clube de Erechim confirmou Jerson Testoni. O catarinense de 43 anos, será o novo comandante da equipe para a continuação da temporada.
Anteriormente, Testoni dirigia o Camboriú, de Santa Catarina, na Série D do Campeonato Brasileiro. A direção do Ypiranga havia considerado outros profissionais para o cargo, como Thiago Carvalho, ex-América-RN e vice-campeão gaúcho pelo Caxias, e Vinícius Bergantin, ex-CSA.
O recém-nomeado técnico deve ser apresentado na quarta-feira (12) e começar os treinamentos na quinta-feira (13), preparando a equipe para o confronto de domingo contra o Pouso Alegre, no Estádio Colosso da Lagoa. Testoni tem como desafio posicionar o Ypiranga entre as oito equipes que avançarão para a próxima etapa da Série C. Atualmente, o time de Erechim está na 11ª posição, com 15 pontos – três abaixo do G-8, mas somente dois acima da zona de rebaixamento.
Durante seu período no Brusque, entre 2017 e 2020, Testoni acumulou conquistas como o título da Série D, o acesso à Série B do Brasileirão, uma Recopa Catarinense, uma Copa Santa Catarina e um vice-campeonato catarinense. Entre 2021 e 2022, o técnico liderou o Brasil-Pel, garantindo o título do Interior.
Na atual temporada, Testoni comandou o Altos, do Piauí, e participou de três rodadas da Série C. Ele se juntou ao Camboriú no início do mês passado, acumulando um total de sete jogos, com uma vitória, quatro empates e duas derrotas.
Quem é
Nome: Jerson Testoni
Idade: 43 anos (nascido em 18/6/1980, em Gaspar-SC)
Clubes anteriores: Brusque, Brasil-Pel, Joinville, Altos e Camboriú.
Temporada 2023
Altos – Campeonato Piauiense: 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas Altos – Série C: 1 empate e 2 derrotas
Camboriú – Série D: 1 vitória, 4 empates e 2 derrotas Total – 18 partidas, com 5 vitórias, 7 empates e 6 derrotas (rendimento de 40%)