Foto: Divulgação/Gov RS
Uma consulta programa Volta Por Cima, que vai pagar R$ 2,5 mil para famílias afetadas pelo ciclone que atingiu o estado em junho, causando mortes e destruição, foi disponibilizado pelo Governo RS. A consulta pode ser feita a partir do site do programa.
O benefício será pago para famílias que que tenham sido desabrigadas ou desalojadas em razão do ciclone extratropical da madrugada de 15 para 16 de junho; moradoras em municípios com decreto de emergência ou calamidade homologado pelo Estado; que as cidades tenham formulário coletado pelas equipes de Assistência Social municipais até 30 de junho; ou que estejam classificadas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) como pobres ou extremamente pobres.
De acordo com o governo do estado, o valor será creditado no Cartão Cidadão até sexta-feira (28). No total, 1.726 famílias de 22 municípios receberão o recurso.
Como realizar a consulta
A consulta no site do programa é feita mediante o CPF.
O pagamento será feito pelo Cartão Cidadão. Quem já possui o documento, pode usá-lo normalmente. Já para quem não utiliza o cartão, será emitida a primeira via de forma automática pelo Banrisul. Este deve ser retirado na agência do banco, a partir de 4 de agosto, apresentando documento de identificação com foto e CPF, ou boletim de ocorrência, em caso de perda.
Quem perdeu o cartão deve ligar para 0800-5412323 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 14h) e solicitar a emissão da segunda via.
Cidades contempladas pelo programa
- Caraá
- Dom Pedro de Alcântara
- Esteio
- Gravataí
- Igrejinha
- Ivoti
- Lindolfo Collor
- Maquiné
- Maratá
- Montenegro
- Novo Hamburgo
- Pareci Novo
- Parobé
- Paverama
- Portão
- Rolante
- São Leopoldo
- Sapiranga
- Sapucaia do Sul
- Taquara
- Três Forquilhas
- Venâncio Aires