Foto: Instagram/waynerooney
A estrela do futebol inglês e atual técnico do D.C United, Wayne Rooney, confessou que utiliza o jogo Football Manager para identificar novos talentos emergentes no futebol real. Rooney explicou em uma entrevista que possui um acordo com os criadores do jogo, onde ele e o D.C United recebem dados dos scouts sobre os jogadores, em troca de promoção.
“Grande parte do mercado é na América do Sul, e fizemos um acordo com o Football Manager, onde damos a eles uma publicidade e eles nos dão acesso aos olheiros, 11 ou 12 deles, que eles usam em diferentes lugares do mundo para ajudar. Eles criam o jogo. José Mourinho fez algo semelhante no passado”, disse Wayne Rooney em entrevista ao jornal americano The Times.
Football Manager é um simulador, criado pela Sports Interactive, onde o usuário assume o papel de um gerente de futebol. Diferentemente de outros jogos como FIFA e eFootball, no Football Manager, o jogador se torna o treinador de uma equipe de futebol.
A dinâmica e a complexidade do jogo levam profissionais como Wayne Rooney a usar o jogo para encontrar informações práticas para aplicar na realidade. Will Still, o atual técnico do Reims da Ligue 1, a primeira divisão do futebol francês, tornou-se um treinador profissional depois de muitos anos jogando o simulador.
Rooney no D.C United Rooney assumiu o cargo de treinador do D.C United em julho de 2022, clube onde já havia jogado entre 2018 e 2019, marcando 25 gols em 52 partidas. A primeira temporada do famoso jogador do Manchester United como técnico do time americano tem recebido boas avaliações, com a equipe disputando uma vaga nos playoffs da Major League Soccer (MLS) 2023, a principal liga de futebol dos Estados Unidos.
A relação próxima de Rooney e sua equipe técnica com o Football Manager pode ter uma influência significativa na estratégia de recrutamento do D.C United, que contratou mais de dez jogadores para a atual temporada.