Foto: Prefeitura Santo Antônio da Patrulha/Divulgação
O forte temporal causado por um ciclone extratropical entre sexta (7) e a madrugada de sábado (8) causou danos significativos em pelo menos duas estradas. O tráfego de veículos está completamente bloqueado nesses dois locais.
As estradas afetadas são a ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha, na Região Metropolitana, e uma passagem de pedra que funcionava como uma rota alternativa após a destruição de uma ponte na RS-494, entre Morrinhos e Três Cachoeiras, no Litoral Norte, durante uma tempestade em 16 de junho.
As áreas estão sendo monitoradas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e pela Defesa Civil. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), responsável pela administração do trecho afetado da ERS-474, divulgou rotas alternativas de tráfego:
Para quem está se deslocando da BR-290 em direção a Santo Antônio da Patrulha, os desvios são pela Rua Alzemiro Silva de Oliveira e pela Avenida Afonso Porto Emerim até o centro do município. Já no sentido contrário, o desvio é pela Rua Capitão José Machado da Silva ou pela ERS-030, no Centro de Santo Antônio da Patrulha, até a Avenida Afonso Porto Emerim. Do quilômetro 1 ao 6, está sendo permitido apenas o acesso local.
De acordo com os institutos de meteorologia, a previsão é de um volume de chuva acumulado entre 100 mm e 150 mm em Porto Alegre, nas cidades da Região Metropolitana, da Serra e do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, além de áreas do sul e leste de Santa Catarina, considerando o período de sexta-feira até este sábado.
Além da chuva, o ciclone extratropical trouxe ventos de até 90 km/h para as regiões Leste e Nordeste do estado.