Foto: Reprodução//TV Globo
Nesta sexta-feira (7), o Santos recebeu uma punição rigorosa que será cumprida no Campeonato Brasileiro. Após o ocorrido de invasões e arremesso de objetos em campo durante a derrota contra o Corinthians, na Vila Belmiro, o clube foi penalizado com oito jogos de portões fechados, perda de mando de campo e uma multa de R$ 80 mil.
Após a decisão da 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ficou estabelecido que o clube terá que cumprir essas sanções, embora ainda possa recorrer da decisão. Na 11ª rodada do Brasileirão, o time já cumpriu o primeiro jogo sem a presença da torcida e, neste domingo (10) enfrentará o Goiás novamente com portões fechados.
Além de não poder contar com o apoio da torcida, o Peixe terá a maioria de suas partidas disputadas longe da Vila Belmiro devido à perda do mando de campo. No entanto, devido à falta de tempo para organizar a partida, o confronto contra o Goiás será realizado na cidade de Santos mesmo.
A punição foi aplicada com base nos parágrafos I e III do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que tratam de negligência na prevenção e repressão de desordem e lançamento de objetos no campo, respectivamente.
Até o momento, o Santos ainda não se manifestou publicamente sobre a punição. No entanto, é provável que o clube busque contestar as decisões do STJD, uma vez que a penalidade permite o uso de recursos.