Operação na Região Metropolitana mira em empresas de entulhos por crimes contra a flora

Foto: Divulgação/Polícia Civil RS

A Polícia Civil deflagrou na manhã de hoje (06), uma operação para combater crimes contra a flora e poluição em Viamão e Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A investigação identificou uma rede composta por seis empresas de recolhimento de resíduos, conhecidas como disque-entulhos.

Segundo a polícia, essas empresas utilizavam áreas verdes para o descarte ilegal de resíduos, visando o aterramento dessas áreas para fins de loteamento ilegal. Durante o monitoramento, foi constatado grande impacto ambiental em uma Área de Preservação Permanente de aproximadamente cinco mil m², onde foram depositados ilegalmente cerca de mil m³ de lixo.

Foram encontrados diversos tipos de materiais, principalmente da construção civil, como tijolos, restos de reboco, telhas e resíduos de escavações. Além disso, foram identificadas latas de tinta, embalagens de óleo lubrificante, equipamentos eletrônicos, lixo doméstico, metais, pneus e pontos de queima de resíduos.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Três pessoas foram presas, sendo uma porte ilegal de arma, e as outras duas, por crimes contra a flora e poluição.