Lagartos australianos são resgatados durante operação policial no Rio Grande do Sul

Ibama/Divulgação

Três exemplares da espécie Pogona vitticeps, popularmente conhecidos como dragões-barbudos, foram apreendidos nesta terça-feira (18), em Canoas, na Região Metropolitana. Caso ocorreu durante uma operação da Polícia Civil que visava combater a manutenção irregular de animais em cativeiro. Além dos lagartos, foram encontradas aves e coelhos que supostamente estavam sofrendo maus tratos.

Durante a ação, um homem de 60 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi responsabilizado. Ele assinou um termo circunstanciado e deverá responder por abuso ou maus-tratos a animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. A legislação estabelece uma pena de detenção de três meses a um ano, além de uma multa.

Os três lagartos foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Porto Alegre, onde estão recebendo cuidados especializados. Paulo Wagner, responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do órgão, informou que os animais estavam em estado de debilidade e precisaram passar por um processo de aclimatação em um ambiente apropriado.

Os dragões-barbudos são espécies originárias da Austrália e possuem, em média, 20 cm de comprimento. Sua alimentação consiste principalmente de insetos. Vale ressaltar que a comercialização desses animais no Brasil é ilegal.