Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio foi derrotado por 2 a 0, na noite de ontem (9) pelo Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, dentro da Arena, mesmo tendo feito uma boa partida e empilhado chances de gols ao longo do jogo. Contudo, um dos lances que marcaram polêmica no jogo foi um possível pênalti sofrido por Bitello, quando a partida ainda estava 0 a 0.
Dentro de campo, o árbitro, Flavio Rodrigues de Souza (FIFA), não entendeu o lance como penalidade e o VAR também não chamou Flavio para reavaliar a decisão. Após o término da partida, o perfil oficial do Grêmio no Twitter se pronunciou sobre o lance e afirmou que, “A imagem não deixa dúvidas. Mais um pênalti claro não marcado para o Grêmio.”
Na coletiva, após a partida, Renato Portaluppi também se manifestou sobre o assunto e pediu ao presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme explicar o que é um pênalti.
Renato ainda elencou quatro lances em que o seu time teria sido prejudicado em competições nacionais.
A televisão precisa mostrar lances pra ele. Vou falar quatro: 1) Gol anulado do Grêmio contra o Cruzeiro, seria o nosso 2º. Era o mesmo árbitro, mas não teve culpa. Deu gol e VAR chamou, depois anulou. O Cruzeiro poderia ter empatado. 2) Pênalti legitimo em cima de Franco na Bahia, no 1º jogo [Brasileirão]. Depois do que vi o pênalti de hoje de manhã, é brincadeira… 3) Pênalti legítimo na Fonte Nova, contra o Bahia, na Copa do Brasil. Vina cabeceou a bola, bateu no jogador com braço aberto. 4) Hoje, o jogo estava 0 a 0 e tivemos um pênalti no Bitello. Puxou a camisa dele na área”