Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio
O Grêmio está prestes a concluir a transferência do lateral-direito Lucas Kawan para o Santa Clara, clube português. O jogador de 20 anos assinará um contrato de três anos com a equipe, enquanto o Tricolor gaúcho manterá 40% dos direitos econômicos do atleta.
Essa é a segunda saída de um lateral do Grêmio com destino a Portugal nos últimos dias. Anteriormente, Thomas Luciano foi negociado com o Gil Vicente. O formato do negócio foi semelhante ao de Kawan, com o Grêmio mantendo 30% dos direitos econômicos para obter lucro em uma possível venda futura.
Lucas Kawan, que possui apenas uma partida pelo time profissional do Grêmio, fazia parte da equipe sub-20 que disputa o Brasileirão e o Gauchão da categoria. No último domingo (9), ele se despediu dos companheiros ao acompanhar a vitória do Grêmio sobre o São José, nas semifinais do Campeonato Gaúcho, das arquibancadas.
O único jogo dele pelo profissional aconteceu contra o Aimoré, no ano passado, durante o Gauchão, quando o técnico ainda era Vagner Mancini. Em seguida, com Roger Machado e Renato Portaluppi, não teve oportunidades e retornou às categorias de base.
O Santa Clara disputará a segunda divisão do Campeonato Português na temporada 2023/2024. Outro ex-jogador do Grêmio, o volante Matheus Sarará, também está no clube português.