Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Antes do calor previsto para o final de semana, o frio está deixando sua marca no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (19), temperaturas mínimas congelantes foram registradas pelo segundo dia consecutivo. De acordo com a Metsul Meteorologia, o frio foi mais intenso na região sul devido às condições de céu aberto e ar seco, além da maior proximidade com o centro da massa de ar polar.
A menor temperatura registrada hoje no estado ocorreu na divisa dos municípios de Pedras Altas e Herval, entre a Campanha Gaúcha e a Serra do Sudeste, onde uma estação meteorológica particular marcou -4,2ºC.
A Metsul explica que o centro da massa de ar gelado está posicionado entre a província de Buenos Aires, Uruguai e Sul do Rio Grande do Sul, o que explica por que o RS concentrou as temperaturas mínimas mais baixas nas latitudes médias da América do Sul.
A madrugada de hoje foi a última com temperaturas extremamente baixas deste episódio de frio intenso. Embora ainda faça frio, o início da quinta-feira deve apresentar mínimas cerca de 4ºC ou 5ºC. Já a partir de sexta-feira, uma massa de ar mais quente vai resultar em mínimas mais altas para esta época do ano.