Foto: Agência Brasil
O Rio Grande do Sul ainda se recupera do ciclone que atingiu várias cidades no dia 16 de junho, entretanto, um novo alerta traz receios quanto a novos estragos. Um novo ciclone extratropical na costa deve atingir o RS na sexta-feira (7) e no sábado (8). A boa notícia é que o fenômeno deve ter uma intensidade menor do que o evento anterior.
A formação do ciclone ocorrerá após a passagem de uma frente fria, que já é responsável por provocar chuvas. A previsão é de acumulados de água entre 100 mm e 150 mm na região da Grande Porto Alegre e no Litoral Norte.
Os meteorologistas também estão monitorando a formação de outro ciclone extratropical na costa gaúcha, previsto para os dias 11 e 12 de julho. Por enquanto, trata-se apenas de uma possibilidade.
Ao GZH, Eliana Klering, professora de meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), afirmou que, devido ao aquecimento do Oceano Atlântico Subtropical, é possível que ocorram formações mais frequentes de ciclones extratropicais durante o mês de julho. No entanto, é pouco provável que ocorram fenômenos da mesma magnitude do ocorrido no último mês.