Ciclone causa interrupção de energia para 468 mil pontos no Estado

Pexels/Reprodução

A forte tempestade que começou a atingir o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (12) e continua nesta quinta-feira (13) resultou na interrupção do fornecimento de energia elétrica para cerca de 468 mil pontos em todo o Estado. A distribuidora RGE registrou problemas em aproximadamente 110 mil clientes em sua área de concessão, enquanto a CEEE Equatorial contabilizou 358 mil clientes afetados.

De acordo com o último boletim divulgado pela RGE às 6h30min desta quinta-feira, 110 mil clientes estão sem energia elétrica, principalmente nas regiões da Serra e do Planalto. Na noite de quarta-feira (12), o número era de 30 mil clientes sem luz, com a maioria dos casos localizados no norte do Estado. Anteriormente, havia 33,5 mil pontos com problemas no fornecimento.

Em boletim da CEEE Equatorial, divulgado às 5h50min desta quinta-feira (13), informa que há 358 mil clientes sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. As cidades mais afetadas são Pelotas, com 117 mil clientes sem luz, Rio Grande com 94 mil, São Lourenço do Sul com 19 mil, São José do Norte com 15 mil e Dom Pedrito com 11 mil. Em Porto Alegre, 15 mil clientes estão sem energia, enquanto em Viamão, na Região Metropolitana, são 13 mil.

No boletim divulgado pela companhia por volta das 23h de quarta-feira (12), o número de clientes afetados era de 132 mil. No início da noite do mesmo dia, eram 133 mil.

A CEEE Equatorial ressalta que, devido à magnitude do fenômeno climático, os prazos para solucionar as ocorrências dependem da complexidade de cada caso. Para restabelecer o fornecimento de energia elétrica, a empresa enfrenta dificuldades de acesso em algumas situações, como alagamentos, obstrução do trânsito, necessidade de isolamento de áreas afetadas, remoção de objetos de grande porte que atingiram a rede e reconstrução de postes e toda a rede elétrica danificada.

Em vários municípios do Rio Grande do Sul, foram registrados danos devido à intensa chuva, ventos fortes e granizo que atingem o Estado desde as primeiras horas do dia.