Foto: Agência Brasil
Os últimos dias foram marcados por um ciclone extratropical seguido de uma onda de frio no Rio Grande do Sul. Agora, a semana que se inicia trará outro extremo, desta vez relacionado às temperaturas. Todo o Sul do Brasil enfrentará um verdadeiro choque térmico, com uma enorme diferença de temperatura entre o início e o final desta semana.
O RS será o mais impactado pela radical diferença de temperatura. Entre hoje (17) e amanhã (18), as temperaturas ficarão até 5ºC a 10ºC abaixo do normal para esta época do ano. Já no final da semana, espera-se que as temperaturas fiquem até 10ºC acima da média histórica para o mês de julho.
De acordo com a Metsul Meteorologia, atualmente, uma massa de ar polar está ingressando no Estado, intensificando o frio. Por esse motivo, as temperaturas diminuíram. Na manhã desta segunda-feira foram registradas temperaturas até 2ºC abaixo de zero no Sul gaúcho, espera-se que as temperaturas sejam ainda mais baixas na maioria das cidades gaúchas nesta terça-feira, com marcas abaixo de 5ºC e até mesmo temperaturas negativas em algumas regiões.
A situação segue na manhã de quarta-feira (19), que também será muito fria, com ocorrência de geadas em diversas cidades, porém, as mínimas, entretanto, já serão mais altas, uma vez que a massa de ar frio estará se deslocando em direção ao oceano.
Na quinta-feira (20), espera-se aumento de nuvens, chuva em parte do estado e a entrada de ar mais quente, o que elevará as temperaturas no início do dia, embora ainda faça frio em várias localidades. A massa de ar quente se estabelecerá entre sexta-feira e sábado.
A semana terminará com características atípicas para o mês de julho, com temperaturas elevadas. As máximas já aumentarão na sexta-feira (21), com sensação de abafamento, mas o aquecimento mais intenso está previsto para o sábado, com temperaturas máximas variando entre 27ºC e 30ºC em muitas cidades.