Foto: Divulgação/FIBA
Após um intervalo de 12 anos, a equipe feminina do Brasil triunfou novamente na Copa América de Basquete, saindo vitoriosa de forma invicta na cidade mexicana de León. Na noite de domingo (9), as brasileiras superaram a equipe dos Estados Unidos por 69 a 58 na final, ganhando o torneio pela sexta vez. O Brasil detém o recorde de mais títulos neste campeonato continental.
A conquista do hexacampeonato levou a seleção para o Pré-Olímpico Mundial, a última fase de classificação para os Jogos de Paris-2024. A chegada à final já garantia a vaga do Brasil, já que os Estados Unidos começaram a Copa América com a classificação assegurada devido ao seu título mundial obtido na Austrália. As americanas, juntamente com a anfitriã França, já estão classificadas para as Olimpíadas.
No confronto com os EUA, o Brasil foi liderado por Kamilla Cardoso, que marcou 20 pontos e conquistou 11 rebotes. Manu e Damiris Dantas, que marcaram 13 e 11 pontos respectivamente, também se destacaram. Kamilla foi a jogadora mais eficaz ao longo do torneio, e por isso foi nomeada MVP, a jogadora mais valiosa.
Em sete jogos, a pivô brasileira teve uma média de 10,9 pontos, 8,3 rebotes, 1,1 assistências e 1,1 bloqueios, além de uma precisão de 56% nos arremessos. Ela joga pelo South Carolina Gamecocks e foi a primeira brasileira a vencer um título NCAA, a elite do basquete universitário americano, no último ano.
A ala Damiris Dantas, que joga pelo Minnesota Lynx na WNBA, também terminou a Copa América com uma premiação individual, sendo selecionada para o Quinteto Ideal – a seleção do torneio, que escolhe a melhor atleta para cada posição – ao lado de Kamilla. Decisiva na semifinal contra Porto Rico, marcando 24 pontos e conquistando cinco rebotes, teve uma média de 13,9 pontos, 3,7 rebotes e 2,1 assistências.