Foto: Reprodução/Internet
Iniciada em maio deste ano, a greve dos roteiristas de Hollywood ganhará novos aliados. Ontem (13), o sindicato dos atores votou a favor de uma greve conjunta. Essa, é a primeira paralisação das duas categorias em mais de 60 anos.
Diversas produções serão interrompidas com a greve. Ele ocorre após as negociações de um novo contrato com os estúdios e serviços de streaming terem falhado.
O sindicato dos atores votou pela greve horas depois que as negociações foram interrompidas com a Alliance of Motion Picture and Television Producers, que representa empregadores como Disney, Netflix, Amazon e outros.
Pedido é por melhorias
A proximidade da greve levou à antecipação da estreia do filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, em Londres, para que o elenco pudesse participar do tapete vermelho. A greve também lançou uma sombra sobre o 75º Emmy Awards, cujas indicações foram anunciadas na quarta-feira (12).
A negociações entre roteiristas, atores e empresas já dura semanas. Agora, as demandas de ambos os sindicatos têm semelhanças em questões como melhores condições de trabalho, pagamento justo de royalties de plataformas de streaming, transparência na determinação desses valores e regulamentação do uso de inteligência artificial (IA).