Foto: Reprodução
Os últimos dias têm sido marcado por cenas lamentáveis nos estádios brasileiros. As confusões envolvendo Santos na noite de quarta-feira (21), e Vasco, ontem (22), gerou uma reação rápida do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A autoridade máxima do futebol decidiu pela punição dos dois clubes, impedindo que seus estádios recebam público, assim como que os torcedores frequentem jogos como visitantes.
No caso de São Januário, o estádio foi palco de cenas de violência após o time do Vasco perder por 1 a 0 para o Goiás, sofrendo sua sexta derrota consecutiva. Torcedores arremessaram objetos e fogos de artifício no campo, iniciaram brigas nas arquibancadas, tentaram invadir camarotes, depredaram carros de jogadores e causaram tumulto do lado de fora do estádio.
Com a decisão, o local não poderá receber público pelos próximos 30 dias ou até que o caso de violência ocorrido na quinta-feira seja julgado pelo pleno do tribunal, além de torcedores não poderem ir a estádios como visitante. Embora o estádio pudesse ter sido interditado por conta das infrações e depredações ocorridas, o STJD considerou alguns fatores, como a existência de jogos marcados e a possibilidade de transferi-los para outros locais, além da capacidade do estado em fornecer a segurança adequada.
Caso semelhante
Da mesma forma, a confusão causada pela torcida do Santos no jogo contra o Corinthians, na quarta-feira, resultou em consequências STJD menos de 24 horas após o clássico tenso. O clube não poderá jogar com torcida na Vila Belmiro e também está proibido de ter torcida visitante nos próximos 30 dias. Essa decisão é liminar e pode ser revisada quando o caso for julgado pelo tribunal.
A Procuradoria deverá denunciar o Santos com base nos artigos 213, parágrafos I e III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que tratam da falta de providências para prevenir e reprimir desordens e lançamento de objetos no campo ou local do evento esportivo. A punição pode resultar em multa de até R$ 100 mil e a perda de até 10 mandos de campo. O presidente do STJD afirmou que qualquer manifestação violenta será devidamente punida pelo tribunal.
Essas punições foram aplicadas devido às confusões causadas pela torcida santista durante o clássico disputado na Vila Belmiro, onde torcedores lançaram rojões e sinalizadores em direção ao gol defendido por Cássio, goleiro do Corinthians, em protesto à derrota do Santos por 2 a 0.