Foto: Divulgação/PMVA
A Prefeitura de Venâncio Aires anunciou ontem (28), que vai contestar na Justiça os dados populacionais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Censo 2022, o município possui 68.653 moradores, quantidade que representa um crescimento de 4,09% em relação ao Censo de 2010. No entanto, a quantidade está abaixo da estimativa anterior apresentada pelo IBGE, que apontava uma população de 72.373 pessoas.
A diferença nos números impacta nos valores encaminhados pela União através do Fundo de Participação dos Municípios. Menos moradores, menos recursos. Segundo a prefeitura, o objetivo é questionar possíveis equívocos na contagem populacional e reverter essa queda brusca.
Antes da divulgação do Censo, a Procuradoria-Geral do Município, já havia entrado com uma ação de exibição de documentos para que o IBGE apresentasse os dados de mais de três mil domicílios que supostamente estariam desocupados na cidade.
O governo afirma que vários institutos de estatísticas apontavam uma estimativa populacional próxima a 73 mil habitantes. Além disso, uma campanha realizada pela Prefeitura encontrou mais de 2,5 mil habitantes que não foram recenseados.
Para o prefeito da cidade, Jarbas da Rosa, houve um erro por parte do IBGE. Ele argumenta que o período de coleta de dados foi tumultuado, com eleições, festas natalinas, férias escolares, final da pandemia, troca de governo e de recenseadores, o que justifica os questionamentos em relação aos números divulgados.