Foto: Divulgação/Prefeitura Santa Maria
A prefeitura de Santa Maria, na Região Central, lançou uma campanha com o objetivo de recuperar o busto do escritor Felippe D’Oliveira, que foi furtado da Praça Saldanha Marinho. Para incentivar a colaboração da população, o executivo está oferecendo uma recompensa de R$ 5 mil para quem ajudar na localização e recuperação da obra.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro, a ideia da campanha é apelar para a sensibilidade das pessoas e estimular informações que possam levar à recuperação do busto. Acredita-se que a peça ainda esteja em Santa Maria e não tenha sido levada para outro local ou danificada.
A recompensa será concedida a qualquer pessoa que fornecer informações que levem a prefeitura a encontrar o busto. Para ser elegível, é necessário se identificar e indicar o local onde a obra está. As informações podem ser repassadas à prefeitura de Santa Maria por meio do telefone 153.
O furto do busto de bronze ocorreu na madrugada do dia 15 de abril e foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, é possível ver um homem se aproximando e levando-o embora. No local, restaram apenas o pedestal e fragmentos da obra.
No mesmo dia, horas antes, outras três pessoas foram flagradas furtando o busto do ator, compositor e letrista Leopoldo Froés. Um dos suspeitos utilizou uma barra de ferro para soltar a obra do pedestal e, em seguida, a levou para um carrinho de reciclagem. O grupo também cometeu o mesmo crime contra uma obra em homenagem ao General Artigas. Toda a ação durou cerca de 10 minutos.