Foto: Marcelo Kervalt/ MPRS
Nesta quarta-feira (21), o Ministério Público (MP) iniciou uma operação contra suspeitos envolvidos em cobranças ilegais por atendimentos médicos na rede SUS. As ações estão sendo realizadas nas cidades de Sobradinho, na Região Central, e Segredo, no Vale do Taquari.
Os alvos da operação incluem dois médicos, duas ex-funcionárias do Hospital São João Evangelista Unidade 2, em Sobradinho, e dois ex-administradores da instituição. Eles estão sendo investigados por crimes como concussão, falsidade ideológica, associação criminosa e crimes contra a ordem tributária.
Segundo o MP, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão no hospital, em duas clínicas, em dois escritórios de contabilidade e em seis residências.
De acordo com as investigações, os médicos utilizavam as contas bancárias das funcionárias do hospital para receber pagamentos indevidos cobrados de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As duas funcionárias supostamente recebiam uma comissão por esses valores.
”Tudo com o conhecimento dos dois ex-integrantes da administração da instituição médica”, afirma o promotor de Justiça Renan Loss.