Foto: Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou hoje (1º), que indicará o advogado Cristiano Zanin para ocupar uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin ganhou notoriedade por sua atuação na defesa de Lula durante a Operação Lava Jato, resultando na anulação das condenações do atual presidente.
A indicação ocorre para a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. Em conversa com a imprensa no Palácio do Itamaraty, Lula expressou confiança em Zanin como ministro do STF, ressaltando que ele será uma grande adição à Suprema Corte do país.
Cristiano Zanin será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, no qual será apresentado um parecer sobre sua indicação. Caso seja aprovado na comissão, o tema será levado para votação no plenário do Senado, sendo necessário o apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores para que a indicação seja confirmada.
Sobre o advogado
Zanin é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, tanto em âmbito nacional quanto transnacional. Ele é sócio-fundador do escritório Zanin Martins Advogados e cofundador do Instituto Lawfare, que busca analisar casos emblemáticos relacionados ao uso indevido e abuso da lei para fins políticos e militares.
Além de sua atuação como advogado, Zanin foi professor de direito civil e direito processual civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).