Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio tomou a decisão de não renovar o contrato de Diego Souza, que teria vigência até esta sexta-feira (30). O centroavante de 38 anos foi informado na quinta-feira (29) sobre a decisão do clube e não vestirá mais a camisa gremista. Ainda não está definido se o jogador irá se aposentar imediatamente ou atuará por outra equipe até o final do ano.
A decisão gerou debates internos no Grêmio. Apesar das condições físicas, uma vez que o atacante está se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo sofrida em 25 de março contra o Ypiranga, algumas pessoas acreditavam que ele poderia ser útil como reserva imediato de Luis Suárez.
No entanto, a avaliação do departamento de futebol é de que o artilheiro das últimas três temporadas não conseguirá manter um desempenho elevado. Além disso, a reorganização financeira do clube também foi levada em consideração. Mesmo que os salários fossem reduzidos, o valor economizado será direcionado para a busca de outros reforços no setor ofensivo.
Dessa forma, o centroavante já foi liberado e sequer compareceu ao CT Luiz Carvalho nesta sexta-feira, último dia de seu contrato com o Tricolor. Segundo o estafe do jogador, ele está completamente recuperado da lesão, porém não participou dos treinos com bola nas últimas atividades.
Diego Souza encerra sua segunda passagem pelo Grêmio com quatro títulos estaduais conquistados de 2020 a 2023. Na primeira passagem, em 2007, ele foi campeão gaúcho e vice-campeão da Libertadores. Atleta postou nas redes sociais vídeo da sua despedida:
Ao todo, ele disputou 222 jogos com a camisa do Grêmio, marcando 87 gols e dando 27 assistências. Em 2023, o centroavante participou de 11 jogos, sendo titular apenas duas vezes, e não balançou as redes.
O futuro de Diego Souza ainda está indefinido. O jogador ainda decidirá se irá se aposentar dos gramados ou se irá para outro clube, possivelmente o Sport, para ajudar a equipe pernambucana a retornar à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.