Ex-vereador de Caxias do Sul morre aos 66 anos

Foto: Greice Tedesco​/Divulgação

Morreu na manhã desta quinta-feira (29), aos 66 anos, o ex-vereador de Caxias do Sul, na Serra, Ithamar Sitta. O corpo do político e empresário está sendo velado no plenário da Câmara de Vereadores da cidade, em uma cerimônia que começou às 14h e seguirá até a noite, e, após, seguirá para o Crematório São José.

Sitta lutava contra o mieloma múltiplo, um tipo de câncer que afeta a medula óssea, desde 2018. Em 2021, Sitta passou por um autotransplante e, segundo familiares, estava bem. Porém, na segunda-feira (26) foi internado no Hospital Geral e não resistiu.

Nascido em Tapejara, no Nordeste, ele se mudou para Caxias na década de 1980. Na política, foi eleito vereador pelo PMDB em 1996, com 2.922 votos. Posteriormente, ingressou no PSDB, partido do qual foi presidente, e concorreu novamente ao Legislativo de Caxias do Sul em 2012, porém sem sucesso. Em 2018, tentou se eleger deputado estadual, mas também não obteve êxito.

Ithamar Sitta abriu, junto com seu irmão Celso Sitta, a empresa Sittal Madeiras após se estabelecer em Caxias. Ele era filho de Ivo e Luiza e tinha outro irmão chamado Sinval. Sitta deixa sua esposa e três filhas.

A prefeitura manifestou pesar pelo falecimento de Sitta e decretou luto oficial de três dias. Durante a sessão ordinária da Câmara na manhã desta quinta-feira, os vereadores prestaram homenagem ao ex-colega com um minuto de silêncio, além de compartilharem histórias e expressarem solidariedade à família.