Foto: Ricardo Duarte/Inter
A contratação de Enner Valencia pelo Inter é um grande acerto do clube, através de números impressionantes. O atacante encerrou a temporada europeia como o quarto maior artilheiro do continente e é o goleador histórico da seleção equatoriana.
Valencia teve sua melhor temporada na carreira atuando pelo Fenerbahçe em 2022/23. Ele marcou 33 gols em 48 jogos pelo clube turco, além de contribuir com sete assistências. Sua média foi de 0,68 gol por partida.
Com 33 anos, Valencia ficou atrás apenas de Haaland do Manchester City, Mbappé do PSG e Kyogo Furuhashi do Celtic na lista dos principais artilheiros. Haaland marcou 52 gols, Mbappé anotou 41 e Furuhashi fez 34.
Artilheiros da temporada na Europa
- Erling Haaland (Manchester City) – 52 gols
- Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) – 41 gols
- Kyogo Furuhashi (Celtic) – 34 gols
- Enner Valencia (Fenerbahçe) – 33 gols
- Robert Lewandowski (Barcelona) – 33 gols,
- Harry Kane (Tottenham) – 32 gols
Os números de Valencia são tão expressivos que ele empatou com Lewandowski, duas vezes eleito o melhor jogador do mundo. Harry Kane, astro do Tottenham, marcou 32 gols, um a menos que o equatoriano.
Além de sua performance destacada na temporada, Valencia também é o maior artilheiro da história de seu país. Ele marcou 38 gols em 79 partidas pela seleção equatoriana, sete a mais do que Agustin Delgado.
Valencia teve um desempenho notável em Copas do Mundo, marcando seis gols em duas edições. Na Copa do Mundo de 2014 e 2022, ele marcou três gols em cada torneio. No último Mundial, realizado no Catar, Valencia marcou dois gols na vitória por 2 a 0 contra o país anfitrião e outro no empate em 1 a 1 com a Holanda.