Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do Grupo de Trabalho da reforma tributária na Câmara, está defendendo a criação de um sistema de devolução de parte dos impostos pagos por pessoas mais pobres.
Em entrevista à Record, o parlamentar destacou que o “cashback”, que já está sendo discutido para a reforma, tem o potencial de reduzir a carga tributária para pessoas de menor renda e, consequentemente, impulsionar a economia.
O objetivo é realizar a devolução dos impostos pagos pelas pessoas mais pobres, como por exemplo, mulheres negras, mães solteiras com três filhos e beneficiárias do Bolsa Família. Essa devolução seria realizada através de métodos como o pix, cartão do Bolsa Família e dinheiro imediato.
Uma das principais propostas da reforma tributária é a unificação de tributos. O deputado explica que a ideia é combinar três impostos federais, um estadual e um municipal em uma única taxa, que seria posteriormente dividida entre os entes da Federação. Segundo ele, as sugestões apresentadas no projeto, quando implementadas, podem gerar um aumento de 12% a 20% no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ele acredita que isso levará a uma revitalização da indústria nacional.