Foto: Eduardo Beleske/PMPA
Começa na próxima segunda-feira (03), em Porto Alegre, a inclusão ou a atualização do cadastro para ter acesso a gratuidade no transporte coletivo da Capital. Neste primeiro momento, a ação será voltada para os aniversariantes de janeiro e fevereiro.
Tem direito a gratuidade, pessoas com deficiência (PCD), com HIV/AIDS, crianças e adolescentes envolvidos em projetos governamentais, e estudantes de diferentes níveis de ensino inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Soldados da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado, assim como idosos acima de 65 anos, estão dispensados deste processo para obterem o benefício.
É preciso fazer o agendamento
Segundo a Prefeitura, esse processo é importante para que o benefício da gratuidade possa ser utilizado a partir do ano que vem. Ao todo, serão 11 pontos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) disponibilizados para atendimento de segunda a sexta-feira. O agendamento pode ser feito através do 156WEB ou diretamente nos locais. Veja os endereços clicando aqui.
A estimativa do Executivo é que até o final do ano, cerca de 30 mil beneficiários desses grupos tenham a situação regularizada.
Documentação para o cadastro
- CPF ou Título de Eleitor do responsável
- documento de identificação de todos os membros da família (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento)
- comprovante de residência
- caso haja crianças, apresentar a declaração escolar (preferencialmente).
Calendário de cadastramento
- nascidos em janeiro e fevereiro – cadastramento em julho
- nascidos em março e abril – cadastramento em agosto
- nascidos em maio e junho – cadastramento em setembro
- nascidos em julho e agosto – cadastramento em outubro
- nascidos em setembro e outubro – cadastramento em novembro
- nascidos em novembro e dezembro – cadastramento em dezembro