Aeronave de vigilância canadense detecta ruídos subaquáticos na busca pelo submersível Titan

OceanGate/Divulgação

A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou hoje que uma aeronave de vigilância canadense, utilizada na busca pelo submersível Titan, desaparecido enquanto investigava destroços do navio Titanic, captou ruídos subaquáticos na área de busca. A informação foi compartilhada por meio de um tweet.

Diante dessa descoberta, veículos operados remotamente (ROVs) foram redirecionados para investigar a origem dos ruídos, mas, até o momento, os resultados foram negativos, conforme declarou a guarda costeira. Não foram fornecidos detalhes sobre a natureza ou a extensão dos sons detectados, nem sobre o método de captação.

A aeronave canadense envolvida nessa operação é um modelo P-3 de vigilância, utilizado em patrulhas marítimas e operações de apoio em diversas partes do mundo. Os dados obtidos por essa aeronave foram compartilhados com a Marinha dos Estados Unidos para análise posterior.

Até o momento, o Departamento de Segurança Interna, a Guarda Costeira e as forças militares canadenses não responderam aos pedidos de comentário. A informação sobre os ruídos subaquáticos na área de busca já havia sido reportada anteriormente pela revista Rolling Stone e pela CNN.

Uma equipe internacional de socorristas está empenhada em localizar o Titan em uma área de água maior do que o estado americano de Connecticut. Aeronaves dos Estados Unidos e do Canadá estão realizando inspeções na superfície, enquanto boias de sonar estão explorando as profundezas. Estima-se que o submersível Titan tenha menos de dois dias de oxigênio disponível a partir da terça-feira.