Foto: Foto: Juliano Holderbaum
Em seu terceiro ano consecutivo na disputa pela ascensão à elite do futebol gaúcho, o Veranópolis quer repetir o bom desempenho na fase classificatória da edição de 2022 do Gauchão A2 – Esportes da Sorte e fechar a campanha com chave de ouro, o acesso.
Até o momento, o Pentacolor apresentou apenas alguns jogadores, entretanto, a direção promete buscar alguns nomes que disputaram a primeira divisão de campeonatos estaduais para compor o elenco.
Conhecedor da Série A2, com 14 acessos conquistados durante sua carreira como jogador e treinador, o técnico Alê Menezes falou em entrevista à Rádio Gaúcha que as circunstâncias da competição fazem com que o elenco do Veranópolis seja, principalmente, fisicamente forte.
“Acredito que, fisicamente, a Divisão de Acesso seja até mais forte que o Gauchão, dadas as devidas proporções. É um campeonato que acontece em uma época com muita chuva e os gramados ficam quase impraticáveis. Então, o grupo que pensamos é um time de força. Claro que tu tens que ter, no elenco, atletas que façam a diferença, mas, a imposição física, principalmente na Divisão de Acesso, conta muito“, afirmou.
Quanto ao objetivo do Pentacolor no Gauchão A2 – Esportes da Sorte, o comandante da casamata optou por um discurso mais cauteloso, não prometendo o acesso.
“Falei, na minha apresentação, que não vamos medir esforços para trabalhar. Eu não gosto de prometer o acesso, eu gosto de prometer trabalho, porque as outras 15 equipes vão ter o mesmo objetivo do Veranópolis, que é subir. Agora, se vamos subir ou não, só o tempo dirá. Então, prometi muito empenho no dia a dia, para que possamos fazer um grande campeonato“, finalizou.
O VEC realizou três atividades preparatórias nas últimas semanas. No final de março a equipe recebeu o Lajeadense, para um amistoso, e acabou derrotada por 1×0. Já nos dias 5 e 8 de abril recebeu o Vila Nova, de Vila Flores, e o Roma, de Antônio Prato, e venceu por 4×1 e 8×0, respectivamente.
Caminho na competição
O Veranópolis pertence ao Grupo A, juntamente com Brasil de Farroupilha, Gaúcho, Glória, Monsoon, Passo Fundo, Tupi e União-FW. Sua estreia está marcada para acontecer fora de casa, no Estádio Municipal Rubro-Negro, quando visita o Tupi.
1º Rodada – 16 de abril às 15h30: Tupi x Veranópolis
2º Rodada – 24 de abril às 19h30: Veranópolis x Brasil-Far
3ª Rodada – 30 de abril às 16h: Veranópolis x Passo Fundo
4ª Rodada – 7 de maio às 15h: Gaúcho x Veranópolis
5ª Rodada – 14 de maio às 15h: Veranópolis x União Frederiquense
6ª Rodada – 21 de maio às 15h30: Glória x Veranópolis
7ª Rodada – 28 de maio às 15h: Veranópolis x Monsoon
8ª Rodada – 03 e 04 de junho: Monsoon x Veranópolis
9ª Rodada – 10 e 11 de junho: Veranópolis x Glória
10ª Rodada – 17 e 18 de junho: União Frederiquense x Veranópolis
11ª Rodada – 24 e 25 de junho: Veranópolis x Gaúcho
12ª Rodada – 01 e 02 de julho: Passo Fundo x Veranópolis
13ª Rodada – 08 e 09 de julho: Brasil-Far x Veranópolis
14ª Rodada – 16 de julho: Veranópolis x Tupi
Plantel
*Nomes anunciados oficialmente pelo clube.
– Goleiros: Padro Damo e Maicon Wagner
– Laterais: Felipe Borges e Manuel Lobon
– Zagueiros: Dieter Eninger e Leozão
– Meias: Marco Antônio, Guilherme da Cunha e Rafael Mineiro
– Atacantes: Luiz Gustavo, Luiz Felipe, Carlinhos, Biel e Giovani Botia
– Técnico: Alê Menezes
– Auxiliar técnico: Rodrigo Ramos
– Preparador físico: Alon Ritter
Última participação
A edição de 2023 do Gauchão A2 – Esporte da Sorte marcará a 4ª participação do Veranópolis na competição em sua história. A equipe, que foi rebaixada pela última vez em 2019, vai para seu terceiro ano consecutivo na disputa pelo acesso.
No ano passado, o desempenho do Pentacolor na fase classificatória fez a torcida sonhar com a ascensão. Líder isolado, o VEC finalizou seu primeiro passo com 28 pontos conquistados em nove vitórias, um empate e quatro derrotas. Nas quartas de final, porém, a equipe foi eliminada nos pênaltis pelo Avenida, que seria um dos times a conquistar o acesso ao final da competição.
História
Fundado em 1992, o Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural surgiu da união de dois clubes rivais da cidade que passavam por problemas financeiros, o Clube Atlético Veranense Recreativo e Cultural e o Grêmio Esportivo e Cultural Dalban.
No cenário estadual, o Pentacolor possui apenas um título, no ano seguinte de sua fundação, o VEC sob o comando do técnico Tite, foi campeão da segunda divisão do campeonato gaúcho, conseguindo o acesso para a elite do futebol gaúcho, onde permaneceu até 2019.
A taça do Campeonato Gaúcho ainda é um sonho para o Veranópolis, porém, em algumas oportunidades ele quase virou realidade, como em 1997, 1999 e 2007, quando o time chegou nas semifinais. Já em 2012, terminou a competição na terceira colocação e conquistou o título do interior.
Casa do Veranópolis, o Estádio Antônio David Farina pertencia ao Grêmio Esportivo e Cultural Dalban, com a unificação do Dalban com o Clube Atlético Veranense em 1992, passou a ser o estádio oficial do VEC. O estádio possui capacidade para receber 5 mil pessoas.