Foto: Ronald Martinez/Getty Images
A noite desta terça-feira foi épica para os amantes do esporte. Em uma jogada que parecia orquestrada, em câmera lenta e observada por centenas de pessoas que gravavam em seus celulares a história sendo escrita, LeBron James encarou a marcação de Kenrich Williams, quicou a bola, saltou e arremessou, um lance tão comum na modalidade, mas muito importante para o basquete. Naquele momento, o recorde de Kareem Abdul-Jabbar foi batido e Lebron tornou-se o maior pontuador da NBA em temporadas regulares.
A cesta foi marcada aos 10,9 segundos do fim do período, em partida contra o Oklahoma City Thunder, disputada em Los Angeles. Com isso, Lebron ultrapassou a antiga marca de 38.387 pontos estabelecida por Kareem em 1989, fato que rendeu uma pausa na partida para que todos que estivessem presentes prestassem reverência ao atleta.
LeBron James. Greatness.#ScoringKing https://t.co/E8IRNGxzsU pic.twitter.com/VdHuonIefX
— NBA (@NBA) February 8, 2023
James ainda recebeu uma homenagem por seus 20 anos de carreira, que contou com comissário da NBA, Adam Silver, e Kareem Abdul-Jabbar que em um gesto simbólico para o mundo do basquete segurou uma bola e passou para as mãos de LeBron, como quem passa a coroa a um novo rei, neste caso, novo recordista.
O astro já era dono do recorde de maior pontuador da história da NBA, se levada em consideração a soma de todos os jogos. Entretanto, os confrontos dos duelos em playoffs não garantem a igualdade de oportunidades. Sendo assim, a liga considera “o maior pontuador de todos os tempos” quem fez mais pontos apenas em temporadas regulares. Com isso, a partir de agora, LeBron James é o dono da conquista.
Em sua 20ª temporada como jogador, James chegou aos 38.390 pontos e deverá aumentar ainda mais o recorde. O astro ainda tem um contrato válido até a temporada 2024/25 com o Los Angeles Lakers, também podendo futuramente quebrar as marcas de maior número de jogos e de temporadas.
Para o Los Angeles Lakers, no entanto, a festa não foi completa. O time perdeu por 133 a 130 A equipe de Los Angeles tem mais 27 partidas para conseguir uma vaga, ao menos, no play-in.